9 de fevereiro de 2013

Saiba como pintar sua própria prancha de surf


Muitos surfistas acabam encomendando  pranchas de surf  brancas para depois poderem eles mesmos desenvolverem seus próprios desenhos e artes ou até mesmo tem uma prancha usada e querem fazer uma arte para muitas vezes esconder algumas imperfeições de uso da prancha no dia a dia. Se você tem uma prancha usada e pretende pintá-la a primeira providência é remover a parafina com um raspador e depois o excesso poderá passar removedor ou até mesmo pó de poliuretano que é uma maravilha para deixar a prancha limpa de toda aquele resíduo da parafina.


Depois de retirar toda a parafina é adequado passar um lixa 360 ou 400 d'água para melhor aderência da tinta , feito isso é só escolher qual a técnica que gostaria de pintar sua prancha que podem ser pintada com tinta de spray comprado em lojas de tintas automotivas e fita crepe, colando a fita fazendo o desenho que queira e tampando a logomarca se for atrás os copinhos das quilhas, crie um desenho empapele onde não quer que seja pintado e mande o spray de várias cores use a criatividade.

Com caneta posca poderá fazer um desenho em spray tipo grafite e depois contornar com a canetinha preta ou a cor que você preferir ou fazer a pintura com tinta acrílica em bisnaga com pinceis adequados e os detalhes também com a caneta, podendo também usar tinta automotiva duco diluída em solvente, caso errar a pintura é simples é só passar um pano com o solvente e quando for a caneta posca pode limpar com álcool.

Feita sua arte na prancha deverá aplicar 03 camadas de verniz acrílico ou verniz automotivo  bem uniforme,  cada mão de verniz em um intervalo de 3 a 5 minutos, depois de bem seco se caso fique um pouco áspero o verniz poderá passar uma lixa 600 d´água com detergente bem leve no verniz para deixá-lo bem liso. Aconselhamos depois de aplicado o verniz deixar secar umas 2 horas se o tempo estiver quente se estiver frio pode levar mais tempo em torno de 4 a 5 horas.

Já com seu desenho pronto na prancha depois de surfar o ideal é sempre lavar a prancha com água doce e detergente neutro com uma espuma, a vantagem da pintura depois da prancha pronta caso não queira mais  por algum motivo é só retirar com solvente com pano umedecido e depois passar uma lixa bem fina 600 de água com detergente bem leve para tirar os pequenos resíduos de tinta que ficou e pronto.

Vamos em frente agora é colocar a criatividade em pratica e fazer seus próprios desenhos exclusivos e diferentes que ninguém tem quando chegar na praia. Vamos lá ! O que está esperando.

Essa Dica foi elaborado pela Aborigiknees Pranchas de Surf 

140 comentários:

  1. Gostaria de saber com vocês,se poderia pintar com tinta acrílica (do tipo Acrilex para tecido) o bloco de uma prancha de surf antes de ser laminada...Pois, tenho muitas destas tintas... aguardo resposta... obrigada...

    ResponderExcluir
  2. OLá Surf e Body Board tem sim como pintar com tinta de tecido o ideal é deixar a tinta não muito fina, depois disso deixar secar bem o ideal é aplicar um verniz automotivo na tinta com compressor para selar a tinta antes de entrar na laminação o único problema que a tinta água se for fluor desbota bem rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Vou pintar minha prancha c tinta p tecido. Porém quero uma pintura com cores fluorescentes. Ela desbota mesmo antes da laminação? :(

      Excluir
    2. Ólá mel, normalmente não somente depois de laminada dependendo da qualidade da tinta ou se exposta diretamente ao sol

      Excluir
  3. Minha prancha tem a laminação fosca e gostaria de fazer um comtorno nas bordas...isso é possível na laminação fosca? que tinta devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível fazer é preciso lixar o local com lixa d'água 320 e depois lavar com detergente, deixar secar bem...em seguida poderá pintar com tinta spray, automotiva ou caneta posca...depois de seca a pintura é preciso aplicar umas 03 camadas de verniz acrílico ou verniz automotivo para não sair a pintura

      Excluir
  4. olá. meu nome é Thiago gostaria de saber se posso desenhar por cima da pintura original? ou devo lichar primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago Prata se é possivel se estiver pintado por cima do glass tem que retirar toda a tinta com solvente e lixar com lixa d'água, agora se a pintura estiver no poliuretano por baixo do glass sem problemas...é só dar uma lixada, limpar bem o local para não deixar poeira e pintar..por cima.

      Excluir
  5. E aee galera.. por acaso posso pintar a prancha e não usar o verniz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick Regis, obrigado por nos prestigiar...Vamos lá...

      O verniz serve para selar a pintura para que conserve por mais tempo, se for pintar na parte do deck onde irá passar a parafina ai não tem problema.

      Pode usar verniz acrílico ou verniz automotivo.... se tem um compressor. Gde abs

      Excluir
  6. Olá, pintei minha prancha com a caneta posca e nao lixei e nem envernizei, devo lixar ou envernizar apos passar a caneta posca?
    posso remover a pintura, e quais produtos devo utilizar para remoção da tinta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel Arthur o lixamento é antes para que possa tirar todo resíduo e melhorar aderência da tinta.

      Já que pintou é só aplicar um verniz acrílico ou automotivo uma 03 mãos,

      Para remover a tinta pode usar thiner , usar uma luva e fazer em lugar bem arejado,

      Excluir
  7. Olá Tiago Vergani, pode sim aplicar o verniz acrilíco na pintura deixe secar e aplique mais umas 02 mãos, caso fique um pouco aspero pode lixar bem leve com uma lixa 600 d´água com um pouco de água e detergente.

    Tem que deixar secar bem a tinta antes de aplicar o verniz

    ResponderExcluir
  8. Olá, comprei uma prancha de segunda mão e ela já veio pintada de verde, tentei lixar mas ñ conseguir pq é muito cansativo, ai queria saber se posso pintar por cima da outra tinta ou ela vai ficar pesada por muito excesso de tinta ?
    Agradeço muito se vc me ajudar...
    vlw !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson Souza, você tem que ver se a pintura foi feita por cima da prancha pronta ou por baixo no bloco de poliuretano.
      Se foi pintada por cima pode tentar retirar a tinta com solvente tomando os devidos cuidados usar luva , mascara e fazer em ambiente aberto.
      Se for pintar por cima irá realmente ficar muita retenção de tinta..
      Abs

      Excluir
  9. Ola galera, posso usar verniz maritimo no lugar do verniz acrilico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis Gustavo normalmente utilizamos o verniz acrílico ou o automotivo quando se tem compressor para poder aplicá-lo. Gde abs

      Excluir
  10. Olá a todos 😊 estes dias decidi remodelar uma prancha antiga , com um shape engraçado e a minha ideia foi aplicar spray primário e de seguida uma combinação de 2 spray cor com caneta posca para desenhar ... Correu tudo muito bem até a parte em que depois de secar apliquei o verniz, a tinta enrugou toda e ficou uma porcaria!😩 alguém me consegue ajudar? Alguém aconcelha a remover a tinta enrugada e a pintar de novo deixando para lá a aplicação do verniz?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge...já fizemos com caneta posca deixamos secar bem a tinta e aplicamos um verniz automotivo já pronto e não houve reação, pode ser que o verniz que aplicou não seja o correto, já aplicamos também o verniz acrilico mais de longe sem deixar carregar muito e cada demão deixar secar.

      Excluir
  11. As tintas que estou a usar são krylon e o spray acrilico motip mas sempre que aplico o verniz a tinta enruga toda ...😊 vocês aconselham algum tipo de verniz acrilico que tenha resultado bem ?obrigado pela vossa atenção !😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, na verdade não conheço essa tinta Krylon a tinta que usamos é a mesma que utiliza para carro ou spray Colorgin esperamos secar bem para depois aplicar o verniz em pequenas camadas com um certo intervalo não muito perto para não encharcar demais de verniz.

      Excluir
  12. ola, tenho duas questões. 1- qual a marca de tintas de spray que devo utilizar? 2- ao aplicar o verniz no final devo usar um pincel? ou existe algum produto semelhante a verniz em spray ou algo mais facil de aplicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, pode ser usada tintas spray que vende em loja de tinta automotiva ou tintas que o pessoal de arte grafite gosta de usar, o verniz tem que ser acrilíco em spray ou caso tenha um compressor pode utilizar o verniz automotivo para aplicar

      Excluir
  13. pintar a prancha a longo prazo danifica a aderência da parafina com a prancha ? Tem alguma consequência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da nossa experiencia não identificamos nenhuma consequência, se fizer aplicação da tinta correta e o verniz. Gde abs

      Excluir
  14. Tem alguma caneta mais em conta que a Posca que eu posso pintar minha prancha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, conhecemos somente a caneta posca, mas deve haver algum outro tipo mas não no Brasil. Abs

      Excluir
    2. tem a Marca Bismark Paint, ela é a base de água também

      Excluir
  15. Boa noite qual tinta posso usa pra pintar uma pracha de standup ela foi laminada com manta e resina epóxi posso pintar com spary e aplicar resina epóxy ou pinto e aplico verniz

    ResponderExcluir
  16. Olá, normalmente pintamos com spray ou tinta automotiva tem que limpar bem para que não tenha resíduo de gordura da parafina e depois passar um álcool e aplicamos verniz acrílico ou automotivo nas prancha feita em Poliester e Epoxy nunca fizemos o ideal é fazer um pequeno teste antes. Abs

    ResponderExcluir
  17. Olá. Alguém já tentou ou tem conhecimento de de alguém que tenha feito desenho com marcador permanente comum (aquele que escreve em DVD/CD)? Tenho esta dúvida porque aquela tinta não sai de jeito nenhum do CD/DVD, somente com álcool acetona e olhe lá. Será que serve para pranchas também?Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....então nunca testamos o problema é que normalmente o verniz quando aplicado tem solvente pode ser que borre, mas é questão de fazer um teste em um parte pequena da prancha, caso de errado é só remover a tinta. Gde abç

      Excluir
  18. Comprei uma prancha usada amarela, não gostei da pintura, tava com a idéia de fazer uma tipo aquela que a Mercedes bens fez, ou a preta ou a prateada, funciona? Com que Tinta? Minha prancha não eh fosca
    Ou então faço a com as bordas pretas e a frente e fundo vermelho ou se eu Encontrar aquele amarelo néon, que Tinta e onde encontro?
    Também pensei em fazer ela preta com algum desenho ou branca com algum desenho, fica legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para poder a prancha ser pintada tem que estar fosca, normalmente usamos tinta automotiva para pintar ou spray que é vendido em casa de tinta automotiva, quanto ao desenho solte a criatividade e teste várias possibilidades de arte.

      Excluir
  19. Brother, o verniz passo na prancha toda ou apenas na parte da pintura? Pois vou colar pensei em colar ele depois passar o verniz na prancha toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá normalmente somente aplicamos verniz automotivo ou acrílico na pintura, o ideal é aplicar em lugar bem arejado , com mascara e luvas

      Excluir
  20. Oi boa tarde meu nome é mateus, eu gostaria de saber qual o melhor modelo de tinta em spray e o verniz a ser usado quando a pintura for por cima da laminação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pode ser tinta que é vendida em loja de tinta spray colorgim ou alguma outra marca que serve para fazer graffite e o verniz tem que ser acrílico não tem uma marca especifica, ou se tiver um compressor aplicar verniz automotivo na pintura. abs

      Excluir
  21. Boa tarde, meu nome é Felipe.
    Quero pintar toda minha prancha, é possível utilizar o spray de tinta automotiva? E logo após a secagem passar o verniz automotivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe pode sim, é so seguir as dicas que esta descrita acima no blog e boa criatividade

      Excluir
  22. Eu gostaria de saber se posso pintar minha prancha com tinta acrilex mesmo por cima da fibra, e se posso aplicar o verniz com pincel pois nao tenho nenhum compressor.
    Obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
  23. Olá Andre Moreira, não é indicado pintar com tinta acrilex em cima da fibra tem que ser tinta automotiva ou aquelas tintas em spray e o verniz não tem como aplicar em pincel o correto é em spray que vende em casa de arte ou até mesmo em loja de tinta automotiva ou verniz automotivo com compressor. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok muito obrigado pela ajuda, vou comprar tinta e verniz em spray para fazer algo legal na minha prancha, afinal acho que ela merece, ela era do meu pai e ja tem uns 10 anos.
      Obrigado pela ajuda.

      Excluir
  24. olá, comprei uma prancha de cor verde e amarela, gostaria de deixar ela no padrão mais original (toda branca) qual procedimento devo fazer? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso teria que pintar a prancha toda o ideal seria um profissional para poder avaliar se tem como ser feito isso. Abs

      Excluir
  25. Olá! Ano passado eu pintei minha prancha com canetas posca e deu tudo certo,tanto na parte de lixar até passar o verniz mas ela era branca e facilitou muito o trabalho,mas agora estou com uma prancha amarela que está desbotando e queria pintar (passar por cima) um spray amarelo,mas não consegui achar o tipo automotivo e comprei um spray mas é da acrilex (tinta acrílica) ,tem problema passar esse tipo de tinta? Porque senão vejo se acho a automotiva mesmo,mas já que já comprei rsrs fiquei muito na duvida! Tem algum dano? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria normalmente pintamos com tinta automotiva ou spray para pintura de carro,tinta vinílica ou tinta acrílica nunca tentamos com tinta acrílica ou acho que ela solta. Caso queira faça um teste em um parte pequena da prancha para ver se dá certo.

      Excluir
  26. Comprei uma prancha usada, ela esta bem amarelada, ela e toda branca com uma cruz em azul claro, se eu utilizar Solvente essa tinha original sai ?
    Quero pintar toda de branca pra depois desenhar.
    Desde de ja obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pintura esta por baixo feita no bloco não tem como passar solvente para tirar essa tinta. Terá que pintar a prancha para depois desenhar. Abs

      Excluir
    2. Utilizei o solvente e a tinta não saiu mesmo.
      Devo utilizar a tinta spray pra pintar por cima mesmo?
      Obrigado pela ajuda, abs

      Excluir
  27. Olá Amigo, eu misturo o solvente na tinta automotiva ( deixando ela fina ) e aí sim aplico no bloco? Depois eu coloco a fibra etc....ou pinto depois de colocar a Fibra? Obs; Vou colocar a tinha num compressor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto depois de pintar no bloco irá revestir com fibra e resina ou caso queira poderá fazer a prancha branca e pintar por cima no glass. abs

      Excluir
  28. Oi. Quero fazer um stand up. Mas quero pintar por dentro. Tenho uma duvida. Depois de aplicar o primer no bloco, posso pintar com tinta automotiva e depois laminar diretamente. A propia resina serviria de veniz. O tem outro processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente tem aplicar 02 mão de massa no eps não pode ficar poros e depois poderá pintar, quando é partes muito grande de pinturas preferimos tinta acrilica a base de água e os detalhes tinta vinílica ou automotiva duco fosca e depois será aplicado a fibra com resina epoxy

      Excluir
  29. Olá bom dia,tenho uma prancha usada e está muito velha, pretendo fazer uns reparos, lixar, pintar com spray e depois passa o verniz... Minha dúvida é se pra passar o verniz tem que ser com pistola ou pode ser no pincel (ou algo parecido) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá tem que ser aplicado em pistola ou em spray que vende em loja de tinta automotiva verniz acrílico.

      Excluir
  30. Boa tarde, minha prancha foi pintada de verde musgo antes de ser laminada. Estava pensando em pintar de branco a metade dela. Queria saber se consigo um bom resultado, mesmo pintado por cima da laminação? Lixando a area a ser pintada, nao danificaria a prancha?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se tiver experiencia para fazer esse trabalho de maneira correta com um compressor sim fica bom , caso contrário procure um profissional apto a fazer isso.

      Excluir
  31. Fala aí, estou para fazer uma arte em uma prancha. Uso nanquim nos meus desenhos em papel e gostaria de saber se posso usar a mesma caneta nanquim na prancha e cobrir com verniz. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo não é indicado fazer com nanquim o correto é caneta posca e depois aplicar algumas camadas de verniz. Abs

      Excluir
  32. olá bom dia, minha prancha esta com o bico e com a base do deck com algumas partes rachadas, vou retirar a resina com lixadeira, gostaria de saber se eu comprar fibra e resina eu posso concertar e pintar com tinta automotiva e ao invés de verniz passar diretamente a resina com o compressor.? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deverá fazer o reparo com a resina, depois pintar e aplicar o verniz, caso queira polir aplique 03 a 04 mãos de verniz espere secar bem de uma camada para outra, depois disso poderá passar uma lixa 1.200 água no verniz bem leve e caso queira poderá polir encima do verniz.

      Excluir
  33. Heydson cunha 07/04/16
    Tenho um long 9,0 gostaria de pintar. Quanto spray será necessário em média??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá depende o que irá pintar, mas caso falte é só comprar a mesma cor e continuar a pintura. Abs

      Excluir
  34. Olá! Quero laminar na minha prancha um desenho feito só de lápis normal, soube que se faz no papel seda, mas o desenho estraga na hora da laminação por conta do lápis? Valeu e Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Visgo o ideal é fazer um teste antes em algum pedaço de bloco antes de laminar o original para ver se não irá dar problema.Abs

      Excluir
  35. E ai, queria saber se posso imprimir em um papel comum um desenho, e colocar antes da laminação? sera que a resina vai borrar o desenho ou fica normal? se nao der certo me de dicas de como transferir esse desenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá terá que procurar alguma empresa que faz esse tipo correto de impressão de seda para prancha, pois se tentar fazer em papel comum ou papel errado além de borrar não irá dar certo

      Excluir
  36. Pintei a parte de baixo da minha prancha, com tinta spray acrilica, sera que vai interferir em algo , ou posso continuar minha arte tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá em termos de performance da prancha não o que pode acontecer e de sair com o tempo a pintura pois o fundo é onde tem sempre muito contato com areia ou quando colocamos no chão, o ideal é dar uma boa camada de verniz para deixar a pintura bem selada, mas mesmo assim não é 100% garantido. Normalmente fazemos arte mais na parte de cima da prancha.

      Excluir
  37. Boa noite!! Tenho uma prancha de stand up inflável gostaria de saber que tipo de tinta posso usar para fazer alguns desenhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desconheço em prancha inflável, normalmente é feito em resina ou epoxy. Abs

      Excluir
  38. Ola , recentemente peguei uma prancha no tam 5,6 ela era toda verde uma cor meio morta , decidi pintar de branco com tinta spray , so que não lixei . quando apliquei a tinta , ela meio que ficou enrrugada em algumas partes. lixei as partes com defeito e dei outra mao , mas parece que so piorou a situação. oq faço ? devo lixar toda e recomeçar tudo do zero de novo ?

    ResponderExcluir
  39. Olá normalmete tem que limpar bem a prancha tirando toda gordura da parafina e depois lixar com lixa d´água 400 e lavar bem com detergente neutro, deixar secar bem para poder pintar.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Eu tenho uma prancha 5.10, que está amarelada devido ao tempo e com algumas mossas, inclusiva um mossa bem grande por causa do joelhinho. Eu gostaria e gostaria de pinta-la toda de branco, já verifiquei que a pintura branca que hoje está amarelada é por baixo do glass. Você consegue me dar um estimativa de quantas latas de Tinta Spray Automotivo Colorgin branco brilhante de 300 ml eu preciso usar? E quantas camadas de spray? O fato da prancha ter muitas mossas vai estragar a pintura?
    Obrigado. O trabalho de voces é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se a prancha estiver muito amassada não é muito recomendado pintá-la toda não fica muito bom , poderá fazer alguns detalhes. Abs

      Excluir
  41. E aí rapaziada

    Tenho uma prancha que não uso mais e quero pintar com tinta lousa pra usar apenas na decoração de casa . Não pretendo usa lá mais na água .
    Alguma recomendação ? Tava pensando em raspar , lixar com lixa água e depois passar um removedor , porque tá bem velha . Aí seriam duas demãos de tinta lousa . O que acham ? Abraço e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean normalmente não pintamos com tinta lousa o ideal seria fazer um teste em uma pequena parte da prancha antes para saber se irá dar certo. Tem que deixar a prancha bem limpa de impureza lixar com lixa de água pode limpar com álcool, removedor ou água com detergente.

      Excluir
  42. Aloha. tudo bem galera? Como posso pintar os blocos Eps? Depois do prime posso pintas com tinta automotiva antes de laminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tem que dar umas duas mãos de primer no isopor tem que estar bem selado para poder pintar com tinta automotiva se não o thinner pode derreter o isopor, o bom é usar tinta a base de água o problema é que demora para poder secar.

      Excluir
  43. Boa noite, pintando o bloco com tinta poliéster automotiva preciso passar o veniz antes de laminar? Aguardo raposta...obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da pintura se tem degrade e muita área carregada de tinta em fusão com outra cor as vezes utilizamos o verniz mas mesmo assim na hora de laminar tem que tomar os devidos cuidados para não borrar ou tirar a tinta.

      Excluir
  44. Fala rapaziada . Arrisquei e deu certo !! Ficou bem bom . Deixei a parafina derreter , limpei bem com removedor depois de lixar . Aí passei uma demão com rolinho de espuma, deixei secar 2h e passe outra . Tudo certo . Lembrando que será usada só na decoração do casório . Grande abraço galera e boas dicas

    ResponderExcluir
  45. Olá amigo, comprei um bloco de eps e gostaria de pintá-lo, sabe me dizer se a tinta de poliéster derrete ele, e primer de PU também corroe? qual o mais indicado?? como faço o procedimento correto para o airbrush no isopor?? desde já muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o Eps não pode ser pintado direto com tinta a base de solvente pode corroer o bloco, tem que ser feito uma selagem muito bem feita com epoxy com microesfera formando uma pasta e aplicado no eps uma mão lixar para deixar igualado e depois aplicar um segunda demão, ai poderá ser pintado.
      Usamos tinta a base de água acrílica quando a pintura é muito grande e detalhes em tinta vinílica ou automotiva a única desvantagem é o tempo de secagem que é demorado.

      Excluir
  46. boa tarde !
    quanto a explicacao da pasta no EPS para deixar uniforme, ela nao fica bem lisinha como o proprio bloco? preciso lixar ate conseguir o liso perfeito? quando aplicar a resina epoxy a mesma nao corrige algum acumulo de massa epoxy?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá essa parte é o laminador que aplica mas normalmente ele aplica uma vez quebra na lixa e depois aplica novamente deixando bem uniforme lixando novamente para ser pintada. Abs

      Excluir
    2. pra ficar bem uniforme eh preciso dixar a massa quase que liquida? pra passar da mesma forma que a resina com epatula? teria alguma dica pra dimunuir o trabalho da lixa?
      obrigado.

      Excluir
    3. olá essa parte técnica do ponto da massa cada laminador tem o seu. Abs

      Excluir
  47. Olá comprei uma prancha "zero" nova , nunca caiu na água, só que ela estava a muito tempo guardada, e eu não sei se é pelo tempo ou a laminação é assim msm , ela é completamente fosca, teria como dar algum brilho nela ? Em baixo ela ET branca mas tem algumas manchas do tempo (não é amarelada) tem algum produto bom pra limpar ela ? As manchas são semelhantes a manchas de café kkkkk valeuu aiii alohaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá neste caso teria que trazer a prancha para nós que somos especializados para saber o que pode ser feito. Acesse na parte de do blog e click no botão contato para falar conosco. abs

      Excluir
  48. Olá, gostaria de saber como faço para tingir a resina que vou usar no reparo de um buraco. A minha prancha tem alguns buracos e quando jogar resina vai ficar transparente. Qual tipo de tinta posso jogar na resina para ela ficar da cor da prancha? A prancha é vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizamos pigmento que é vendido em loja especializada para materiais de prancha ou pode usar somente tem que ser bem pouco tinta automotiva da cor para pigmentar a resina, não pode colocar muito se não a resina não cataliza e pode rachar. Abs

      Excluir
  49. Respostas
    1. Não é indicado caso for surfar, se for para usar a prancha somente como arte na parede sem problema

      Excluir
  50. Olá! Fiz todo o processo para pintar a prancha: lixei, pintei com posca e passei 4 camadas de verniz acrílico em spray. Ficou linda! Mas com o uso (nem foi tanto), começou a desbotar muito!! Será que o verniz marítimo faria durar mais tempo?
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tem esse problema a tinta quando pega muito sol tende a com o tempo perder a cor com o sol. Com verniz marítimo nunca testamos.

      Excluir
  51. Olá tem alguma maneira de pintar, passar um spray em uma prancha de soft que perdeu a cor? Se sim que tipo de tinta ou spray posso usar?

    ResponderExcluir
  52. Eae,tenho uma prancha cinza e vermelha bem usada. Gostaria de pintá-la toda de branco e depois desenhar, só q não entendo os processos nesse caso. Não sei se passo a tinta branca e depois o verniz e desenho por cima... Quais seriam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caso não tenha experiência poderá levar para um profissional fazer, pinta-se a prancha de branco, faz o desenho e depois aplica-se o verniz

      Excluir
    2. Saquei. Mas eles passam a lixa antes de pintar de branco?

      Excluir
    3. A prancha tem que estar devidamente limpa sem nenhuma gordura se a prancha por brilhosa tem que se passar uma lixa d´água para deixar fosca, deixar sem poeira ou gordura para poder pintar.

      Excluir
  53. Boa noite, eu comprei uma prancha usada recentemente para aprender a surfar, mas já queria começar um projeto pra deixar ela com cara de Nova (está bem amarelada) queria deixar ela toda branca antes de desenhar, seguir esse passo a passo da certo no meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara estou no mesmo caso que vc rs

      Excluir
    2. Olá para pintar toda de branco caso não tenha conhecimento é melhor levar em uma oficina de prancha. O processo é bem semelhante a pintura de carro tem que diluir a tinta corretamente e utilizar um compressor e saber dar todas demão.

      Excluir
  54. Bom dia , posso pintar com PU bicomponente ?

    ResponderExcluir
  55. OLá o ideal é fazer um teste em um pequeno espaço da prancha para ver se dá certo e não tem reação.

    ResponderExcluir
  56. Bom Dia, estou fazebdo uma pintura direto no bloco, e a dúvida que tenho é se eu posso usar a tinta acrílica (para telas ou tecidos), antes da laminação com a resina epoxi? Não tem perigo de borrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá para prancha de eps (isopor) tem que selar o bloco com um primer ( resina epoxy com microesfera) umas 02 mãos devidamente lixada para que possa pintar o eps que poderá pintar com tinta a base de água ou tinta vinílica. Obs: Tem que estar totalmente selado o isopor se não tinta acrilica ou base de solvente derrete o bloco.

      Excluir
  57. Bom dia, tenho um bloco de EPS e gostaria de saber qual o melhor momento para fazer a pintura:
    1- direto no bloco após ter selado com Epox
    2- vou laminar com duas camadas de fibra de vidro, poderia pintar entre essas camadas
    3- após a laminação

    No caso 1, para selar a prancha, se usa o mesmo epox da laminação, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá normalmente pintamos depois de ser dado o primer no eps....mas dá para pintar também depois da prancha pronta igual pintura de carro.

      Excluir
    2. - Qualquer spray de tinta da pra pintar prancha?

      Excluir
    3. Se for no glass da prancha depois de pronta spray que vende em loja automotiva tem que ser tinta automotiva...

      Excluir
  58. Boa tarde....me meti a fazer uma prancha utilizando um bloco de um fun velho....posso fazer um desenho c a caneta posca após hot coat e depois dar a camada de resina gloss de acabamento por cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá normalmente tem que ser pintada com posca depois da prancha lixada ( sand)e deve se aplicar uma camada de resina catalizada em pistola tem que está no ponto certo não pode ser muito fina e nem muito grossa se não pode entupir a pistola.
      Depois disso deixar secar a resina para que possa dar o banho fino (gloss) para dar o acabamento.

      Excluir
  59. Olá. Pintei minha prancha c tinta automotiva. Posso passar resina em vez de verniz ? Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é aplicar verniz automotivo com pistola e lugar bem arejado e com equipamentos de segurança, mascará e luva para selar a pintura

      Excluir
    2. Grato pela resposta. Resina dps da pintura, então, está fora de questão? Vlw

      Excluir
    3. Sim, se a prancha já estava pronta fora de questão....na produção de uma prancha até pode fazer se souber a técnica

      Excluir
  60. O correto é usar tecido no formato sarja ou tela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel não entendemos sua pergunta...tem como reformular por favor?

      Excluir
  61. Olá tenho uma prancha antiga PU e amarelada; qual melhor spray pra pintá-la: base dágua - vinílica ou automotiva ? Estou em dúvida se uso branco fosco ou laranja que terá mais cobertura que o branco ? Depois usarei um spray acrílico; Grato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....pode ser utilizado tinta automotiva em spray ou a propria tinta para carro se tiver compressor, dependendo da cor se for usar fluor o ideal é colocar uma base de fundo branco para dar melhor cobertura. Sempre use mascara e luvas para manipular a tinta.

      Excluir
  62. Tô reformando um long, já arrumei os malho e vou repintar ela, posso passar a tinta spray direto na prancha, ou preciso fazer um fundo com primer pra depois pintar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá se for pintar partes pequenas não é preciso agora se for pintar ela toda seria legal dá um fundo

      Excluir
  63. sensacional rapaziada...bom saber que tem uma galera disposta a ajudar....sigam em frente e arrebentem...Aloha Tecahuna.

    ResponderExcluir
  64. Possuo uma prancha que ja ficou amarelada, após tirar toda a parafina dela, posso pintar com aquelas tintas acrílicas em spray para ficar branquinha de novo? vi em um video o cara fazendo isso e logo após passando verniz.

    ResponderExcluir
  65. boa tarde galera...vou tentar ser objetivo e rapido...pintei a prancha toda..frente e verso..usei tinta acrilica e verniz acrilico em spray..beleza....so no verso qualquer raspada esta soltando a tinta..e ai ..alguma dica..seladora talvez???? Valeuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o verniz acrilico usamos em artes menores tipo desenho quando pintada a prancha em proporções maiores o ideal é o verniz automotivo em varias camadas, mas o fundo da prancha é um lugar que tem muito atrito tem um tendencia com o tempo riscar a pintura o desgastar.

      Excluir
  66. ok...derepente vou remover a tinta e deixar o original...Aloha

    ResponderExcluir
  67. Ola,queria saber como eu faço para usar a posca na prancha. O desenho seria na parte embaixo que tem mais contato com a água. Tenho essa dúvida pq muitas das vezes que uso a posca depois da lixa passo verniz...td bonitinho...mas com o tempo sai. Queria que vc me desse uma dica.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente mesmo com o verniz para selar o desenho na parte de baixo com o tempo pode sair é uma área que tem muito contato, para não poder sair quando a prancha é feita sob medida é pintada depois da prancha lixada no sand e na sequencia é dado o banho de resina de acabamento para ser lixada ficando embaixo ai não tem como sair

      Excluir
  68. Eaii! A prancha não fica muito pesada depois de passar o verniz? Não tem perigo de ocorrer rahaduras depois? Qual dos dois (acrilico/automotivo) cê recomenda mais?
    Gratidao!!

    ResponderExcluir
  69. Preciso pintar uma prancha p ser usada como decoracao. Posso usar uma tinta a base de agua? Uso um prime antes? Como eu poderia fazer?

    ResponderExcluir
  70. Pintei minha prancha com tinta spray,depois lixei preciso polir antes de aplicar o verniz?

    ResponderExcluir
  71. Meu brother, vou tentar fazer a minha prancha sheypeando em máquina, vou usar bloco EPS, para pintar como preparo o prime ? Com a mesma resina epóxi da laminação e micro esfera ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...