1 de julho de 2013

Você sabe porque é importante alongar antes de surfar?

O aquecimento geralmente não é levado a sério antes de uma sessão de surf, por surfistas amadores e não atletas. No verão com altas temperaturas e com água quente muitas vezes nem sentimos sua falta, porem no inverno com a queda das temperaturas nosso organismo “precisa se proteger do frio” e fica um pouco mais preguiçoso diminuindo até, em alguns casos, aquela fissura de entrar no mar.
Nossas habilidades motoras melhoram a maiores temperaturas fazendo com que o  impulso nervoso se propague mais rapidamente, aprimora a velocidade de contração do músculo e da força gerada, proporcionando um alerta antecipado para controlar problemas musculoesquelético ou cardio respiratório, potencializados no inverno devido às baixas temperaturas dentro e fora da água.

O aquecimento deve aumentar progressivamente a frequência cardíaca, pressão sanguínea e consumo de oxigênio antes do surf para que nosso corpo não sinta as grandes diferenças de temperatura de inverno.
Simplificando, podemos dizer que o aquecimento nada mais é do que a elevação da temperatura corporal visando alcançar uma frequência cardíaca e um fluxo sanguíneo adequado para do surf, proporcionando assim melhores condições de aproveitamento e performance no surf, sem os riscos de entorses, lesões e complicações cardio pulmonares.

TIPOS DE AQUECIMENTO PARA O SURF:


Aquecimento Global, através de movimentos rítmicos e contínuos, com o recrutamento de grandes grupos musculares, este tipo de aquecimento normalmente antecede um aquecimento especifico.
Exemplo: Corridas curtas, “polichinelos”, saltos, etc

Aquecimento Especifico, consiste no ensaio da habilidade neuromotora, através de movimentos específicos e localizados para o surf.
Exemplo: Simulações de manobras, giros e rotações de quadril, simulações de braçadas e drops (saltando do plano deitado para a “base”).


BENEFÍCIOS DO AQUECIMENTO ANTES DO SURF:


1 - Causa o aumento gradual na temperatura muscular: Isso reduz à probabilidade de lesão nos tecidos musculares que se tornam mais ágeis, reduzindo riscos de rupturas de fibras e tendões.

2 - Músculos aquecidos se movem mais rapidamente geram força com maior eficácia e realçam as transmissões neuro musculares para a contração. Melhorando as respostas do corpo na execução das manobras.
Tecnicamente falando, o aquecimento permite um aumento gradual nas solicitações metabólicas e isso faz com que a hemoglobina libere oxigênio para os músculos em funcionamento com maior rapidez, fazendo com que o desempenho físico seja mais eficaz. 

O aquecimento é uma prévia e não o surf em si, então, cuidado comece a aquecer devagar para não se machucar aquecendo e faça isso de maneira que não entre no mar já cansado.
Caso você não faça nenhum tipo de preparação especifica para o surf, não será os exercícios do aquecimento que farão de você um grande surfista.

O projeto Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.
Acompanhe com a ABORIGIKNEES e o PREPARASURF os próximos textos
Para saber mais entre em contato no email preparasurf@yahoo.com.br


Apoio HURLEY, Freestyle e Nias Tour"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...