22 de maio de 2012

Saiba como melhorar sua forma física para o surf

Artur Aguiar
      Artur Aguiar - Surf Team

Como o treinamento físico irá melhorar seu surf

Você sabe que o seu condicionamento físico esta relacionado diretamente ao tipo de prancha de surf que será desenvolvida pelo seu shaper? Isso mesmo, irá influenciar no tamanho, largura, espessura, distribuição de flutuação da prancha e colocação de quilhas, por isso é muito importante mesmo sendo surfista somente de final de semana  ter uma atividade física que ajude e melhore seu desempenho na hora do surf.

Então não tem jeito temos que nos manter em forma o tempo todo se possível, mesmo quando estamos longe da praia ou até mesmo na praia nos dias sem ondas. Segue aqui algumas dicas do que podemos fazer para se manter em forma.

Treinamento Aeróbico

Esse é um treinamento muito importante para o surf, aumentando a resistência  cardio pulmonar do surfista que irá exigir muito na remada ou até mesmo se for pego por uma série de ondas irá precisar e muito de pulmão. O ideal é praticar 03 vezes por semana uma corrida de no minimo 1 hora começando devagar depois aumentando o ritmo, jogar squash, artes marciais. Antes de praticar esses esportes é sempre indicado fazer uma avaliação física junto a um profissional e checar se esta apto a fazer esporte com um médico.

Treinamento Natação

A natação para o surf é um excelente esporte pois é trabalhado todos os músculos do corpo além do seu folego, aos poucos vá treinando tiros de 100, 200 e 300 metros e longa distância e treinamento de apneia tentando ficar o maior tempo possível debaixo da água, isso irá ajudar muito nos dias bons de surf.

Treinamento Musculação

Muito importante para o fortalecimento de alguns músculos que são usados constantemente no surf como: pernas, braços, costas, lombar e adomem. O ideal é fazer séries maiores com pouca carga de peso para aumentar a força e resistência, muito importante também alongar antes do exercício e depois pois precisamos ter o corpo forte e bem maleável na manobras com a prancha.

Treinamento de Repetição

Sabemos  que tudo isso citado acima é de inteira importância para o seu desenvolvimento no surf, além claro da prancha correta que também irá ajudá-lo bastante  e o numero de horas dentro da água e quantidade de ondas a ser surfada independente de estar o tempo frio, quente, ondas ruins ou boas. O que leva a perfeição no esporte é a dedicação e repetição então dedique-se sempre tanto dentro da água como fora.

Boas ondas e excelente surf!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...