2 de janeiro de 2017

Saiba como funciona a curva de fundo de uma prancha


Você sabe como a curva de fundo influencia no desempenho da sua prancha de surf ?

Não sabe?  De uma forma simples e clara iremos descrever como a curva de fundo chamado de Rocker funciona corretamente em uma prancha. Então vamos lá:
Rocker é curva inferior da prancha que vai do bico até a rabeta da prancha. A função da curva de fundo ( rocker) na prancha de surf é algo extremamente importante quando mau distribuído pode fazer com que a prancha não funcione corretamente para o bom desempenho do seu surf nas ondas.
Tem a função básica de ajustar o fundo com a superfície da água podendo ter mais curva ou menos curva de acordo com tipo de onda a ser surfada e como esse surfista se posiciona na prancha se mais adianta ou mais atrasado próximo da rabeta da prancha. Veja os topicos abaixo:

 1. Fundo com mais curva

É muito utilizado em pranchas de surf de performance onde a curva mais acentuada no bico e na rabeta  diminui o contato do meio em relação á superfície da água, deixando assim a prancha muito mais solta para que o surfista faça manobras em um raio de ação mais curto na onda, onde terá que movimentar mais as bordas da prancha para que mantenha velocidade.
Essa curva mais acentuada é muito bom para surfista que tem mais experiência no surf e ideal para surfar ondas mais potentes e mais cavadas, proporcionando um drop ( descida) na onda mais seguro para não imbicar.

2. Fundo com menos curva

Muito utilizado hoje nas pranchas merrequeirasprogressivas e prancha fish sua curva tem mais área de contato com água permitindo que o surfista tenha mais velocidade na remada e na hora de surfar, só que a prancha não fica tão solta exigindo maior pressão na rabeta da prancha para que troque de borda mais fácil. As pranchas de Longboards e Funboards  se beneficiam muito em ondas pequenas e cheias por terem menos curva.

4. Curva de Bico

Prancha com mais curva de bico é projetado para ondas mais cavadas para que o surfista não caia no drop ( descida) da onda, mantendo o bico acima da superfície para não imbicar na onda.

5. Curva na Rabeta
A curva na rabeta é projetada para o surfista deixar a prancha com a troca de direção mais fácil, deixando a prancha muito mais solta para trocar de borda.
Agora é preciso tomar muito cuidado na hora  elaborar uma prancha se ela terá mais curva ou não e onde. Temos que levar em conta a experiência desse surfista, tipo de onda a ser surfada e como se posiciona nesta prancha, são fundamentais para que possamos fazer o calculo correto para que realmente funcione adequadamente. Veja esse exemplo:
Se o surfista pisa mais atrasado com a base mais fechada bem na rabeta temos que reequilibrar o fundo diminuindo a curva da rabeta e aumentando um pouco a curva do bico.
Se o surfista pisa equilibrado na prancha temos que deixar a curva da rabeta e do bico mais uniforme possível.
Se o surfista pisa mais adiantado com base mais para frente temos que diminuir um pouco a curva de bico e aumentar um pouco na rabeta.
Esses são alguns exemplos citados acima que irá dar uma grande diferença na hora de comprar sua prancha de surf ou encomendar se ela irá funcionar corretamente ou não.

Maiores informações ou assessoria direto com o Shaper das pranchas de surf Abórigilknees 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...